Top

Caxumba

O que é caxumba?

Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produz saliva. As parótidas estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. De fato, é muito mais comum em crianças e pode afetar uma das glândulas ou então as duas.

 

Veja também:

 

A doença era mais comum no Brasil antes da vacina ser inventada. No entanto, após serem incorporadas ao calendário dos postos de saúde, o número de casos reduziu drasticamente.

As complicações da caxumba são raras e, geralmente, acontecem quando a pessoa contrai a doença na vida adulta. Contudo, não há tratamento específico para caxumba, por isso é importante prevenir seu aparecimento com a vacinação.

Causas

A doença é causada por um vírus que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Por isso, se você não tomou a vacina, pode contrair caxumba ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como, por exemplo, talheres, copos e pratos.

Uma vez infectada, a pessoa pode contaminar outros no período entre seis dias antes do início dos sintomas até cerca de 9 dias após. Além disso, o período de incubação (tempo até o início dos sintomas) pode ser de 14 a 25 dias, sendo mais comum ocorrer entre 16 a 18 dias.

O ser humano é o único hospedeiro natural do vírus. Dessa maneira, só é possível contrair pelo contato com outra pessoa infectada. Em conclusão, não é possível contraí-la de animais ou plantas.

Sintomas de Caxumba

Algumas pessoas podem ter a doença sem apresentar qualquer sintoma ou então sinais muito brandos da doença. Assim, quando os sintomas se desenvolvem, eles eventualmente aparecem após duas ou três semanas do contato com o vírus. O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares. Outros sintomas incluem, por exemplo:

  • Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Dor ao mastigar e engolir.

Diagnóstico de Caxumba

Se acaso houver suspeita de caxumba, o médico coleta uma amostra de sangue para investigar a presença da doença. Isso porque seu sistema imunológico produz anticorpos para combater a infecção, e estes circulam pelo seu sangue. Então, se você tem caxumba, o exame de sangue irá mostrar, sem dúvida, que os anticorpos estão sendo produzidos para combater o vírus.

Após receber o diagnóstico de caxumba, você pode querer fazer algumas perguntas e tirar suas dúvidas. Seguem algumas sugestões:

Que tipo de tratamento que você recomendaria?

Em quanto tempo os sintomas devem melhorar?

Existem remédios caseiros cuidados que poderiam ajudar a aliviar os sintomas?

Por quanto tempo a criança pode transmitir a doença?

O que fazer para reduzir o risco de infectar outras pessoas?

Não hesite em fazer quaisquer outras perguntas sobre caxumba ao médico.

A prevenção mais eficaz é através da vacinação.

Agende sua Consulta