Top

Difteria

A Difteria é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Corynebacterium diphtheriae. A transmissão se dá, portanto, pelo contato com a pessoa doente ou portadora da bactéria. Assim como através de gotículas de saliva disseminadas pela tosse ou espirro e pela simples conversação. Dessa forma, a bactéria se acomoda na mucosa do nariz, da faringe ou da laringe e então inicia a sua manifestação. É identificada pelo aparecimento de uma membrana cuja cor pode variar de cinza a preto.

 

Veja também:

 

A incidência vem diminuindo em todo o mundo nas últimas décadas. Sobretudo graças ao amplo uso da vacina tríplice (difteria, coqueluche e tétano).

O quadro se inicia com febre, dor de garganta e dificuldade para respirar. Além disso, o paciente pode ter corrimento nasal, gânglios inchados no pescoço e rouquidão. Então, os sintomas sistêmicos aparecem devido à disseminação da toxina (substância proteica) produzida pela bactéria, que pode atacar diversos órgãos. Como, por exemplo, coração, rins e sistema nervoso, levando a morte em 10% dos casos.

Qualquer pessoa está suscetível a ter Difteria, mas existem alguns grupos com maior risco. São eles:

  • Crianças e adultos que não receberam a vacina;
  • Pessoas que vivem em condições insalubres;
  • Pessoas que viajam para uma região onde a difteria é endêmica (epidemia).

Diagnóstico e tratamento para Difteria

O diagnóstico de difteria é feito com base em exame físico. Além disso, o profissional pode pedir um exame de cultura, colhendo amostras da inflamação na garganta ou pele.

O tratamento é feito com uma antitoxina para tentar impedir a sua ação nos vários órgãos e com antibióticos para impedir que as bactérias continuem fabricando a toxina. É fundamental também o tratamento de apoio para evitar a falência dos diversos órgãos (internação, suporte respiratório, repouso absoluto, etc.). Após a cura, é necessária a vacinação, pois pelo menos a metade dos pacientes não desenvolve imunidade suficiente e fica sujeita à re-infecção.

Agende sua Consulta