O que é Gripe H1N1?
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, de fato se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum. Além disso, a transmissão também ocorre da mesma forma. No entanto, o problema da gripe suína é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves. Entre elas, pode levar os pacientes até mesmo à morte.
Veja também:
Pandemia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao todo 207 países e demais territórios notificaram casos confirmados de gripe suína entre 2009 e 2010. Época em que houve a pandemia da doença. Durante este período, foram quase nove mil mortos em decorrência da doença.
O surto começou no México, onde uma doença respiratória alastrou-se pela população. Em seguida, chegou rapidamente aos Estados Unidos, Canadá e, depois, para o restante do mundo – graças às viagens aéreas.
Surto 2016
Em 2016, a gripe chegou mais cedo ao Brasil. Em março de 2016, o número de casos só no estado de São Paulo superou a quantidade de pessoas doentes em 2015 em todo o país. Nesse sentido, foram 260 casos no Estado até março de 2016, contra 141 no Brasil no ano anterior.
Normalmente, a gripe suína, assim como os outros tipos de gripe, são bem mais comuns no inverno. No entanto, o surto desta vez começou no verão. Acredita-se que o grande fluxo de pessoas vindas de regiões frias como, por exemplo, Estados Unidos, Canadá e Europa.