Top

Hepatite B

A hepatite B é uma doença infecto contagiosa, causada por um vírus da família Hepadnaviridae. Este vírus causa uma doença inflamatória do fígado, denominada hepatite aguda viral. Na maioria das vezes, desaparece espontaneamente. No entanto, em cerca de 10% dos pacientes, a hepatite aguda pelo vírus B pode evoluir para a forma crônica. Assim, pode levar a cirrose e câncer do fígado. Ela é, de fato, tanto mais grave quanto mais precoce à infecção. A criança pode ser contaminada pelo vírus e só exibir sinais da doença, já crônica, na idade adulta. Os pacientes que apresentam a forma crônica da doença podem transmitir o vírus durante toda a vida.

 

Veja também:

 

Transmissão da Hepatite B

O vírus pode ser transmitido de diferentes maneiras. Em primeiro lugar, ao nascimento, através do contato sanguíneo materno em mães portadoras do VHB (denominada transmissão vertical). Além disso, em transfusões sanguíneas, crianças que residam ou tenham contato próximo com familiares portadores crônicos do vírus, especialmente nos primeiros 5 anos de vida. Assim como uso de agulhas contaminadas, transmissão sexual, contato com sangue e outros líquidos corpóreos contaminados pelo vírus.

A forma mais importante de transmissão é pela via sexual. Isso porque alguns pacientes portadores crônicos do vírus da hepatite B podem ser completamente assintomáticos. E, assim, podem transmitir o vírus de forma continuada. O diagnóstico nestes casos é feito através de exame de sangue especifico.

Quadro clínico

Como a maioria das doenças causadas por vírus, a hepatite aguda pode se iniciar com quadro clínico não especifico como, por exemplo, febre e dor articular. Nos casos sintomáticos, o paciente apresenta quadro de icterícia (esclera do olho amarelada), urina cor de coca cola, e fezes esbranquiçadas. O diagnóstico é confirmado através de exame de sangue. Não é possível diferenciar o tipo de vírus de hepatite (A, B ou C) apenas com os sintomas clínicos.

Tratamento: para a hepatite aguda, não está indicado tratamento especifico. Apenas repouso e sintomáticos. Nos casos de hepatite crônica, há a necessidade de tratamento especializado. Portanto a Vacina contra Hepatite B é a maneira mais segura de se evitar a doença e suas complicações.

Agende sua Consulta