Top

Meningite

Meningite é uma doença caracterizada por uma inflamação das membranas que revestem o sistema nervoso (meninges). Além disso, pode ser causada por diferentes agentes infecciosos.

 

Veja também:

 

De acordo com o micro-organismo causador, a doença é classificada em meningites virais (causadas por vírus) ou então bacterianas (causadas por bactérias).

A viral é uma infecção benigna que não necessita tratamento, pois é a forma mais comum e menos perigosa da doença. Além disso, pode ser causada por diversos tipos de vírus. Desse modo, evolui, na quase totalidade dos casos, para cura espontânea, sem deixar sequelas. No entanto, contra ela não existem vacinas devido à boa evolução da doença. Esses causadores podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados.

Já a meningite bacteriana geralmente é grave, com alta taxa de mortalidade e de sequelas pós-tratamento. Ocorre, principalmente, quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Portanto, o paciente pode apresentar surdez, retardo mental, amputações e alterações motoras são as mais frequentes.

Diagnóstico e tratamento de meningite

O diagnóstico pode ser feito com base no histórico do paciente, exame físico ou alguns exames específicos. Como, por exemplo, raio-X, tomografia e cultura de sangue.

O tratamento depende da causa. No caso da viral, por exemplo, como já foi dito, muitas vezes é dispensável. Isso porque a doença costuma desaparecer sozinha após algumas semanas.Portanto, em geral, é recomendado somente repouso, ingestão de muita água e medicamentos para aliviar a dor.

Já na meningite bacteriana, o tratamento deve ser imediato por meio de antibióticos intravenosos e de cortisona, para reduzir o risco de futuras complicações.

Mesmo quando as causas da meningite não estão esclarecidas, os médicos podem ministrar medicamentos antivirais e antibióticos para o paciente. Pois meningites causadas por vírus e bactérias são os tipos mais frequentes da doença.

Agende sua Consulta