Top

Sarampo

Sarampo é uma doença causada por um vírus, que atualmente está erradicado em nosso país. Afinal, há anos não se detecta casos locais da doença. É caracterizado por febre, mal estar, coriza, conjuntivite, tosse e as típicas lesões avermelhadas na pele. Além disso, o contágio se dá através da respiração de uma pessoa contaminada para outra.

 

Veja também:

 

Sarampo em bebês

Segundo a OMS, a doença costuma se manifestar entre seis meses e dois anos de idade. O sarampo pode ser prevenido através da imunização com a vacina tríplice viral. Ela deve ser aplicada no bebê de 1 ano e reforçada aos 15 meses com a tetraviral. Pois esta protege contra o sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora.

As duas doses da vacina são indicadas para garantir a imunidade e evitar surtos. Isso porque, aproximadamente, 15% das crianças vacinadas apenas com a primeira dose não desenvolvem imunidade. Já para as crianças que não foram vacinadas, a prevenção é evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas da doença.

Além disso, adolescentes e adultos até 29 anos, não vacinados ou que não tiveram sarampo anteriormente, podem se vacinar nos postos de saúde. Para esse público são oferecidas duas doses com intervalo de 30 dias entre elas. Já pessoas entre 30 e 49 anos podem tomar uma única dose oferecida pelo sistema público.

O diagnóstico de certeza da doença é feito através de um exame de sangue (sorologia). Doença de fácil contágio, pode se apresentar, portanto, em forma de epidemias em populações onde há uma baixa cobertura vacinal ou então em casos isolados. Por isso é fundamental a manutenção de altas coberturas vacinais em toda a população, pois o acúmulo de indivíduos suscetíveis pode levar à reintrodução da doença.

As complicações não são raras, mas algumas vezes graves. Por exemplo, pneumonias, otites e encefalite e outras manifestações neurológicas. Não há um tratamento específico, somente para os sintomas. Entre as principais formas de tratar essas manifestações estão hidratação, alimentação saudável, suplementação de vitamina A e medicamentos para febre e náuseas.

Agende sua Consulta