Top

Tuberculose

Clínica de Vacinação / Tuberculose

A Tuberculose infelizmente ainda é uma doença muito comum em nosso meio. Sua principal forma de disseminação é através de portadores assintomáticos. Ou seja, indivíduos que carregam o bacilo responsável pela doença (Mycobacterium tuberculosis), mas que não apresentam sintomas clínicos.

 

Veja também:

 

A doença é muito contagiosa, transmitida pelo ar e ataca, principalmente, os pulmões. O paciente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, que é aspirado por outra pessoa. No entanto, a doença pode evoluir para graves complicações como, por exemplo, a forma pulmonar disseminada (miliar) e as extras pulmonares (meningoencefalite, renal, etc.).

Fatores como, por exemplo, desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e queda da imunidade aumentam o risco de desenvolver infecção.

Sintomas de tuberculose

O quadro clínico clássico é de febre baixa prolongada, tosse, assim como emagrecimento e escarros sanguinolentos. Além disso, o paciente pode apresentar cansaço excessivo, falta de ar, sudorese noturna e perda de apetite.

Já nos casos mais graves, as manifestações podem incluir emissão de grande quantidade de sangue, falta de ar limitante, colapso do pulmão e dor no peito.

Tratamento

O diagnóstico nem sempre é fácil e o tratamento é difícil e prolongado. É realizado através da ingestão oral de três drogas durante um período variável de, no mínimo, seis meses. O tratamento não deve ser abandonado antes do término, pois existe risco de resistência bacteriana. A tuberculose, mesmo quando adequadamente tratada, pode retornar caso ocorra queda na imunidade em algum momento da vida.

A vacinação contra tuberculose (BCG) é uma das formas disponíveis no combate dessa doença. Que, sobretudo, é responsável por cerca de mais de 50 mil novos casos por ano em nosso país. No entanto, crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids, não devem receber a vacina.

Além da vacina, a prevenção da tuberculose inclui evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Agende sua Consulta